A cadeia de supermercados Continente reforçou este ano a compra de fruta da época aos produtores nacionais, nomeadamente de Pêra Rocha do Oeste, Uva Red Globe, Maçã Golden e Maçã Gala de Alcobaça, em mais de 14 milhões de kgs.
A marca comprou 690 mil kg de uvas red globe aos produtores nacionais do Ribatejo, o que significa um aumento de 55% face ao mesmo período do ano passado. Estas variedades de uvas são vendidas no final do Verão e devem ser conservadas no frigorífico, revela a empresa em comunicado.
O Continente adquiriu também 5,9 milhões de Kgs de Pêra Rocha à DOP do Oeste, uma variedade exclusivamente portuguesa, que se caracteriza pela polpa branca, textura firme, doce, crocante e sumarenta.
A Maçã Gala de Alcobaça, à venda de Setembro a Abril, é toda adquirida a produtores nacionais da DOP Maçã de Alcobaça e o Continente adquiriu 5,6 milhões de Kg.
Proveniente da IGP Beira Alta, DOP Maçã de Alcobaça, Alentejo e Trás-Os-Montes, a Maçã Golden é vendida de Setembro a Maio e o Continente comprou 2,7 milhões de kg ao Clube de Produtores Continente.
Os frutos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) “realçam a ligação à zona de produção e a sistemas de produção local e garantem, em simultâneo, sistemas de certificação orientados para a sustentabilidade ambiental e para a excelência da qualidade de produtos”, acrescenta o mesmo comunicado.
E realça que a cadeia de supermercados “tem investido na compra de frescos ao Clube de Produtores Continente (CPC), nomeadamente de Uva Red Globe, Pêra Rocha do Oeste, Maçã Golden e Maçã Gala de Alcobaça, que estão no ponto óptimo de consumo nesta altura do ano”.
Clube de Produtores Continente
“As nossas frutas e legumes chegam ao Sabor da Natureza” é o conceito da campanha dedicada aos produtos frescos do Continente e que está no ar ao longo do ano, reforçando que as frutas e os legumes nacionais à venda nas lojas Continente estão sempre no ponto óptimo de consumo, ou seja, quando são mais saborosos e com melhor qualidade.
Em 2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação às toneladas compradas em 2019.
O objectivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceria com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da Região”.
Agricultura e Mar Actual