Início / Economia / Produção Industrial regista queda de 9% em Agosto de 2021

Produção Industrial regista queda de 9% em Agosto de 2021

O Índice de Produção Industrial diminui em Agosto, em termos homólogos, 9%, depois de um aumento de 0,8% em Julho. Excluindo o agrupamento de Energia esta variação foi de -6,6% (1,2% no mês precedente). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em -7,1% (0,2% em Julho). A variação mensal do índice agregado foi -1,4% (3,7% no mês anterior), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas negativas, reflectindo, por um lado, a irregularidade na evolução da actividade económica em 2021, influenciada também pelos efeitos da crise pandémica de 2020 e, por outro, contracções expressivas nalgumas actividades, em consequência das perturbações nas cadeias de abastecimento a nível mundial, explicam os técnicos do INE.

No entanto, o indicador global reflecte comportamentos bastante heterogéneos das diversas actividades económicas, destacando-se as divisões 29 (Fabricação de veículos automóveis) e 35 (Electricidade, gás) que, no conjunto, foram responsáveis por 6,7 pontos percentuais (p.p.) dos 9,0% da redução total do índice.

Variação mensal

O Índice de Produção Industrial registou uma variação mensal de -1,4% em Agosto (3,7% em Julho). Os agrupamentos de Energia e de Bens de Investimento apresentaram contributos de -1,3 p.p. e de -1,1 p.p., em consequência de taxas de variação de -7,6% e de -8,0%, respectivamente (-1,2% e 7,7% no mês anterior, pela mesma ordem). Os demais agrupamentos apresentaram variações positivas, destacando-se os Bens de Consumo com um contributo de 1,0 p.p., em resultado da variação mensal de 2,9% (3,2% em Julho).

Pode ler o destaque do INE completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PDR 2020. Dão, Lafões e Alto Paiva tem 80 mil euros para pequenos investimentos nas explorações agrícolas

Partilhar              A ADDLAP — Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva tem candidaturas abertas para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.