Início / Featured / Conheça as 392 Praias Qualidade de Ouro 2021 galardoadas pela Quercus

Conheça as 392 Praias Qualidade de Ouro 2021 galardoadas pela Quercus

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, a poucos dias da abertura da época balnear, apresentou, como habitualmente, a listagem de atribuições do Galardão Qualidade de Ouro 2021. Este ano, a Associação classifica 392 praias com Qualidade de Ouro em 2021, mais 6 do que no ano passado.

A Região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada com 100 praias, com a região do Algarve a apresentar a maior subida e a região Centro a registar a maior queda na atribuição do galardão.

Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 52 são praias interiores e 11 são praias de transição. Sobressai no presente ano o aumento de praias Qualidade de Ouro na região do Algarve (mais 17 galardões), o que representa uma subida de cerca de 18%.

A Região Tejo e Oeste voltou a ser a região com mais praias galardoadas (100), seguida do Região do Algarve (93) e da Região Norte (72).

Em comparação com 2020, a Região Tejo e Oeste registou uma descida de 6 atribuições; a Região do Norte e a Região do Algarve verificaram uma subida de atribuições de 6 e 17 galardões, respectivamente. A Região Centro registou mais 15 galardões e a Região do Alentejo perdeu um galardão, face ao ano passado. Em relação às ilhas, a Região Autónoma dos Açores registou uma descida de 2 galardões e a Região Autónoma da Madeira registou uma subida de 7 galardões.

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas receberão da parte da Quercus as instruções para poderem produzir a Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2021”.

Critérios

De acordo com os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a qualidade da água tem de ser “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020).

E todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares. Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente.

Por outro lado, a atribuição do Galardão obriga que, na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Pode consultar a lista completa das Praias Qualidade de Ouro 2021 aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.