Início / Agricultura / Libertado mais um lince ibérico no Perímetro Florestal de Mértola
Foto: Câmara Municipal de Mértola

Libertado mais um lince ibérico no Perímetro Florestal de Mértola

O lince-ibérico (Lynx pardinus) foi a primeira espécie de fauna em Portugal que mereceu a elaboração de um Plano de Acção com força legal para a sua conservação. E a medida está a dar frutos. No passado dia 19 de Maio, foi libertado mais um lince ibérico no Perímetro Florestal de Mértola, propriedade do município.

Um evento que contou com a presença do deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, Pedro do Carmo, do presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Rosa, do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, e da directora regional do ICNF, Olga Martins.

“Uma acção que evidencia uma vez mais a excelente relação de complementaridade entre a conservação da natureza e da biodiversidade, e a actividade e gestão cinegéticas, que torna possível e de sucesso a reintrodução e recuperação do lince ibérico, bem como de outras espécies ameaçadas”, refere fonte institucional da Câmara Municipal de Mértola.

Plano de Acção

Refira-se que, no passado dia 14 de Maio, os representantes com assento na Comissão Executiva do Plano de Acção para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal reuniram por videoconferência, decorridos 5 anos desde a última vez.

Nesta reunião participaram 10 entidades distintas, entre elas a Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), a Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, a ANPC — Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade, o CIBIO/Universidade do Porto, a EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, a Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP)e a WWF.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.