Início / Featured / Conheça as 392 Praias Qualidade de Ouro 2021 galardoadas pela Quercus

Conheça as 392 Praias Qualidade de Ouro 2021 galardoadas pela Quercus

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, a poucos dias da abertura da época balnear, apresentou, como habitualmente, a listagem de atribuições do Galardão Qualidade de Ouro 2021. Este ano, a Associação classifica 392 praias com Qualidade de Ouro em 2021, mais 6 do que no ano passado.

A Região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada com 100 praias, com a região do Algarve a apresentar a maior subida e a região Centro a registar a maior queda na atribuição do galardão.

Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 52 são praias interiores e 11 são praias de transição. Sobressai no presente ano o aumento de praias Qualidade de Ouro na região do Algarve (mais 17 galardões), o que representa uma subida de cerca de 18%.

A Região Tejo e Oeste voltou a ser a região com mais praias galardoadas (100), seguida do Região do Algarve (93) e da Região Norte (72).

Em comparação com 2020, a Região Tejo e Oeste registou uma descida de 6 atribuições; a Região do Norte e a Região do Algarve verificaram uma subida de atribuições de 6 e 17 galardões, respectivamente. A Região Centro registou mais 15 galardões e a Região do Alentejo perdeu um galardão, face ao ano passado. Em relação às ilhas, a Região Autónoma dos Açores registou uma descida de 2 galardões e a Região Autónoma da Madeira registou uma subida de 7 galardões.

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas receberão da parte da Quercus as instruções para poderem produzir a Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2021”.

Critérios

De acordo com os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a qualidade da água tem de ser “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020).

E todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares. Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente.

Por outro lado, a atribuição do Galardão obriga que, na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Pode consultar a lista completa das Praias Qualidade de Ouro 2021 aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.