O 9º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar, que se realizou em Viseu a 6 de Novembro, foi “uma grande iniciativa da Agricultura Familiar portuguesa” que reuniu cerca de um milhar de agricultoras e agricultores, compartes dos baldios, amigos do Mundo Rural, convidados nacionais e estrangeiros.
Um encontro em que definiu as “12 medidas urgentes, que guiarão a actividade da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e das suas filiadas, nos próximos anos”, entre as quais se encontra a defesa por “um só Ministério para a Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural”.
Com o lema “Concretizar o Estatuto, Defender a Agricultura Familiar, Lutar pela Soberania Alimentar”, o 9º Congresso da CNA “foi um êxito e decorreu num ambiente de combatividade e esperança de que, apesar de nos confrontarmos com uma crise sem precedentes na Agricultura, é possível construir um futuro melhor para quem vive do seu trabalho a cultivar a terra e a produzir bons produtos alimentares”, refere a CNA em comunicado de imprensa.
Saíram deste 9º Congresso da CNA “apreciações e posicionamentos muito importantes, com destaque para a proclamação das 12 medidas urgentes, que guiarão a actividade da CNA e das suas filiadas, nos próximos anos, em defesa de uma vida digna para os agricultores e em defesa da Agricultura Familiar, pilar essencial na construção da soberania alimentar e na animação e vitalidade do Mundo Rural”.
Via Campesina presente
Realça o mesmo comunicado que o 9º Congresso da CNA contou com a presença das organizações camponesas europeias filiadas na Coordenadora Europeia Via Campesina (ECVC), da qual a CNA é membro, e que realizou a sua assembleia geral em Viseu, entre os dias 4 e 7 de Novembro.
“Um importante momento de demonstração de força, solidariedade e esperança do movimento camponês na construção da soberania alimentar dos povos”, frisa a CNA.
As “12 Medidas Urgentes e estruturais para Defender a Produção Nacional” definidas no Congresso da CNA são:
1- Defender a produção com escoamento a preços justos
2- Combater os elevados custos dos factores de produção
3- Uma aplicação da PAC mais justa para os pequenos e médios agricultores
4 – Concretizar plenamente o Estatuto da Agricultura Familiar
5- Combater os prejuízos provocados por animais selvagens
6- Defender a floresta e os baldios
7- Concretizar as eleições na Casa do Douro
8- Aumentar a produção nacional, diminuir a dependência externa
9- Defender o acesso à terra e o rejuvenescimento da agricultura
10- Mais e melhores serviços públicos nos territórios rurais
11- Valorizar as mulheres agricultoras
12- Um só Ministério para a Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
Agricultura e Mar