A CNA — Confederação Nacional da Agricultura realiza um Encontro Convívio da celebração do seu 45º Aniversário, no próximo dia 26 de Fevereiro, domingo, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Um almoço que conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A iniciativa contará com a apresentação dos resultados do projecto “Valorizar a Agricultura Familiar” e uma sessão sobre os “45 anos de vida e luta da CNA”. A seguir ao Encontro realizar-se-á um “almoço de confraternização dos agricultores e agricultoras e de todos os amigos da CNA e filiadas”, avança a Confederação em nota de imprensa.
A 26 de Fevereiro de 1978, em Coimbra, no Encontro das Organizações da Lavoura e dos Agricultores do Minho, Douro, Trás-os-Montes e Beiras (e delegações de outras regiões) foi aprovada a Carta da Lavoura Portuguesa e criada a organização dos pequenos e médios agricultores, dos compartes e do Mundo Rural, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
“Hoje, 45 anos depois, afirmamos que valeu a pena”. Mas, “a CNA reafirma que melhor estaria a agricultura se os sucessivos governos tivessem ouvido a nossa voz, cumprindo a Carta da Lavoura e das propostas que ao longo destes anos – sempre com os agricultores – continuamos a discutir, a actualizar e a reclamar”.
“Reafirmámo-lo em Viseu no 9º Congresso da CNA. Com mais de um milhar de participantes, com numerosos convidados nacionais e internacionais constataram-se os problemas e apontaram-se soluções. Do 9º Congresso da CNA saímos mais fortes e convictos de que, com a Agricultura Familiar, há soluções para os problemas da produção agrícola e da alimentação com a adopção das 12 Medidas Urgentes para Salvar a Agricultura Nacional”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar