Início / Agricultura / Vinhos do Dão crescem 18,2% e facturam 24,5 milhões de euros em exportações

Vinhos do Dão crescem 18,2% e facturam 24,5 milhões de euros em exportações

Os vinhos da Região Demarcada do Dão continuam a destacar-se do panorama vinícola nacional e registaram o maior aumento nas exportações de vinhos em todo o País no ano passado. Cresceram 18,2% em facturação no mercado externo, um valor muito superior ao crescimento de 1,52% no conjunto dos vinhos portugueses.

Segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, relativos ao mercado externo, entre Janeiro e Dezembro de 2022 em comparação ao período homólogo em 2021, os vinhos da Região Demarcada do Dão exportaram para 80 países e apresentaram um crescimento global de 1,3% em volume, 18,2% em valor e de 16,6% no preço médio litro.

No último ano, os vinhos do Dão facturaram mais de 24,5 milhões de euros com as vendas para o estrangeiro, tendo como principais mercados destinos o Canadá, Alemanha, Estados Unidos da América, Bélgica e Brasil. Salienta-se também o extraordinário desempenho no Reino Unido e Espanha que sobem 133% e 27% em volume, respectivamente, refere uma nota de imprensa da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Na zona Euro, o Dão sobe 5% em volume e 8,7% no preço médio, quanto aos países terceiros atingem um crescimento de 21% na facturação e de 22% no preço euro por litro, representando 64% das vendas no mercado externo.

“A excelência e a qualidade dos nossos vinhos continuam a ser altamente reconhecidas tanto a nível nacional como internacional, o que nos deixa, naturalmente, muito orgulhosos. Temos conquistando cada vez mais mercados e especialistas, provando que o Dão é um território cheio de potencial, competitivo e diferenciador. Estes números de facturação no mercado externo são mais um passo significativo do nosso crescimento como região vinícola de referência, algo que no futuro queremos manter, consolidar e solidificar”, refere o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.