Os próximos concursos no âmbito do Programa Horizonte 2020 irão ser publicados em meados do mês de Outubro e a Comissão Europeia já disponibilizou as versões draft dos Programas de Trabalho 2016-2017.
Tendo em vista a apresentação das oportunidades de financiamento em 2016-2017 e ajudar a comunidade nacional a melhor participar nestes concursos, o Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT (GPPQ) vai organizar na tarde do próximo dia 13 de Outubro, no Auditório do IPMA (junto à rotunda de Algés), uma sessão de informação especificamente dedicada ao Desafio Societal 2: “Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia”.
Esta sessão, que contará com a presença de um Project Officer da Comissão Europeia (Alexia Rouby, da Unidade “Investigação e Inovação” da Direcção-Geral de Agricultura), integra ainda uma Mesa Redonda para discussão dos desafios e factores críticos associados à participação nos concursos do H2020, com intervenções de alguns actores nacionais que já participaram com sucesso em candidaturas no âmbito do Desafio Societal 2.
A Agenda e as inscrições para este evento estão disponíveis na página do evento no site do GPPQ.
Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação
O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do co-financiamento de projectos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.
O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:
- Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
- Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
- Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).
O H2020 conta ainda com cerca de 2% do seu orçamento total como contributo financeiro para o Joint Research Center da Comissão Europeia.
Para além destes três pilares, existem ainda outros instrumentos que representam, no total, cerca de 6% do orçamento do H2020.
Adicionalmente, o programa EURATOM, destinado a actividades na área da energia nuclear, tem um orçamento, no âmbito do H2020, de 2,37 milhões de euros para o período de 2014 a 2020.
Agricultura e Mar Actual