Início / Agricultura / Concurso da Árvore Europeia do Ano já tem inscrições abertas. Quer participar na escolha?

Concurso da Árvore Europeia do Ano já tem inscrições abertas. Quer participar na escolha?

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica relembra que todos os anos a votação para a Árvore Europeia do Ano é organizada pela Environmental Partnership Association (EPA).

O concurso é aberto a participação de qualquer entidade ou particular que pretenda submeter uma árvore. O processo de candidatura implica remeter um formulário com a identificação do proponente, uma breve descrição da árvore, da sua história e singularidade, assim como fotografias.

Das árvores submetidas a concurso, um júri procede à selecção das que têm maior potencial de ganhar o concurso europeu.

As árvores seleccionadas ficam disponíveis para votação nacional no portal dedicado ao concurso em Portugal.

A árvore com mais votos irá representar Portugal na edição europeia do concurso European Tree of the Year 2019.

Inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano

O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. Desde então, o número de países envolvidos no concurso cresceu de 5 para 13. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.

Destacar a importância das árvores antigas

O propósito da Árvore Europeia do Ano é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a nossa atenção e protecção. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas.

“Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior”, diz fonte institucional da UNAC.

A UNAC é o organizador do concurso nacional, que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano.

Edição Europeia de 2018

O vencedor da Árvore Europeia do Ano 2018 foi revelado em Bruxelas no dia 21 de Março de 2018 para marcar o Dia Internacional das Florestas, sob a tutela do deputado Pavel POC, vice-presidente da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu. Portugal, na estreia da sua participação, foi o vencedor com o Sobreiro Assobiador, numa edição que contou com mais de 200.000 votos através do website oficial.

Consulte o formulário (aqui), regulamento (aqui) e enquadramento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.