A Comunidade Local dos Baldios de Covas do Barroso, com o apoio da Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib), viu aprovada, no passado mês de Agosto, uma candidatura ao Fundo Ambiental, a qual possibilitou a compra um tractor de rastos e uma capinadeira de martelos, de forma a garantir a diminuição da carga de combustíveis.
Uma compra que torna a Unidade de Baldio de Covas de Barroso mais resiliente à ocorrência de fogos florestais, bem como aumentar e melhorar as áreas disponíveis para o apascentamento dos animais dos seus compartes.
Foi também adquirida uma pá niveladora para acoplar ao tractor de rastos para proceder à beneficiação de infra-estruturas fundamentais (rede viária florestal e corta-fogos), garantindo assim uma maior compartimentação da extensa mancha de pinheiro bravo existente na Unidade de Baldio, informa a Câmara Municipal de Boticas.
Fertilização dos solos
Além disso, alguns dos combustíveis de maior dimensão e lenhificados foram aproveitados para a produção de estilha e posterior compostagem, contribuindo para a melhoraria da fertilização dos solos dos compartes que integram a Comunidade Local de Covas do Barroso, sendo para isso necessário o aluguer de um bio triturador para a trituração dos combustíveis.
O apoio foi conseguido através do Aviso n.º 5325/2020 – Gestão da Biodiversidade e Reforço do Capital Natural – Candidatura n.º 103 “Aumento da Resiliência do Baldio de Covas do Barroso aos Fogos Florestais, através da Valorização de Subprodutos resultantes da Gestão Florestal”.
Este permitiu a valorização da Unidade de Baldio, mediante uma gestão activa dos ecossistemas florestais existentes, nomeadamente com a realização da gestão de combustíveis (resíduos florestais, invasoras e matos).
Agricultura e Mar Actual