Início / Agricultura / Comissão aprova Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida

Comissão aprova Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida

A Comissão Europeia aprovou o registo do “Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima” como Especialidade Tradicional Garantida. Um prato cozinhado que apresenta dois elementos distintos: arroz seco, coberto com um molho suave e castanho escuro, no qual se distinguem pedaços de carne desfiada, e uma variedade de carnes.

O Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima é originalmente produzido na região do Alto Minho, no Norte de Portugal, que possui uma gastronomia única. Este prato começou a ser preparado fora do âmbito familiar no início do século XX e desde então tem-se afirmado nas ementas diárias de Ponte de Lima, continuando até hoje tanto em restaurantes famosos como em pequenas tascas, que preparam e servem este prato cozinhado. diariamente, sempre respeitando a receita original.

Diversos documentos atestam a preparação ancestral deste prato gastronómico, nomeadamente o registo de uma receita do arroz de sarrabulho, semelhante à actual, num copiador de correspondência da Casa de Bertiandos (Ponte de Lima), entre 1844 e 1850, ou ainda nas referências feitas pelo Conde D’Aurora, autor limiano, no seu livro de 1935, “O Pinto: infância, paixões e morte de um cacique eleitoral”, relativamente à sua composição e preparação.

Segundo reza a história, a partir de 1916, este prato extravasa as cozinhas particulares, preservando os ingredientes específicos tradicionalmente utilizados na região de Ponte de Lima, designadamente a beloura, a chouriça de verde, a tripa branca e os rojões, mas também o vinho e/ou o vinagre de vinho verde tinto. A forma de preparação de cada um dos produtos e a apresentação do prato cozinhado actualmente mantêm as suas características tradicionais.

Saiba mais sobre o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima aqui.

Este novo nome será acrescentado à lista de 3.639 produtos agrícolas já protegidos. A lista de todas as indicações geográficas protegidas está incluída na base de dados eAmbrosia (aqui). A lista de Especialidades Tradicionais Garantidas também está disponível online (aqui).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Comissão pede opiniões sobre futuro Pacto Europeu para os Oceanos

Partilhar              A Comissão Europeia lançou hoje, 20 de Janeiro, um apelo à apresentação de contribuições e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.