O Comendador Santos Gomes foi reeleito presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, para o mandato 2018 a 2021. O acto eleitoral foi hoje, 8 de Fevereiro, realizado na sede da Confederação, no Palácio de Benagazil, em Lisboa,
Os 101 delegados à assembleia geral elegeram para a administração da Confagri uma lista composta pelos oito presidentes das federações membros: Fenalac; Fenacam; Fenadegas; Fenazeites; Fenafrutas; Fenagro; Fenafloresta e Fenapecuária, liderada pelo Comendador Santos Gomes, presidente da Fenalac.
Plano Estratégico de acção 2018
A Assembleia Geral da Confagri aprovou, também, o Plano de Actividades para 2018. Entre as principais prioridades, são elencadas questões como a representação institucional, o reforço da capacidade técnica da Confederação, o envolvimento e a aplicação de protocolos estabelecidos com o Ministério da Agricultura, a actividade relacionada com a Formação Profissional, a realização do Congresso da Confederação em 2018 e a contribuição da Confagri para a criação, em breve, da Confederação da Economia Social portuguesa.
Na Assembleia Geral foi, também, aprovada a adesão à Confagri de uma nova federação, a Fenapícola – Federação Nacional das Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel.
A Confagri é a organização de cúpula da agricultura portuguesa, de natureza sócio-económica, agrupa a maior e mais representativa rede de apoio aos agricultores portugueses e as suas organizações de base, nomeadamente cooperativas agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola e associações agrícolas.
Agricultura e Mar Actual