Início / Agricultura / Exportações de frutas e legumes crescem mais de 16,3%

Exportações de frutas e legumes crescem mais de 16,3%

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que hoje, 8 de Fevereiro, visitou a Fruit Logistica, destacou o crescimento das exportações portuguesas de frutas e hortícolas registado nos primeiros 11 meses de 2017 face a 2016, que atingiram um aumento de 16,3%, estimando-se que tenham representado o montante de 1.500 milhões de euros no final do ano.

“Trata-se de um aumento muito superior à média dos 9% verificada na última década e que permitirá atingir a meta dos dois mil milhões de euros em exportações em 2020, um objectivo definido pelo sector e partilhado pelo Governo”, explicou o secretário de Estado no final da visita.

25 empresas portuguesas

A edição deste ano Fruit Logistica conta com a participação de 25 empresas nacionais e de 6 associações do sector, um número que tem vindo a aumentar, sob a marca Portugal Fresh. Luís Vieira considerou que “a presença de um número crescente de empresas nacionais é a expressão da forte dinâmica exportadora do sector, que está a reforçar o seu posicionamento nos vários de países de destino e a apostar em novas geografias”.

O secretário de Estado sublinhou ainda a abertura de 43 novos mercados em países terceiros para 140 produtos, dos quais 34 são de origem vegetal, “o que representa um investimento sem precedentes na internacionalização por parte do Governo”.

Novos mercados

Em curso está a abertura de novos mercados na África do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Índia, Brasil e Colômbia. “Trata-se de uma área em que Executivo está especialmente empenhado e o sector tem levado a cabo um trabalho muito profissional, correspondendo a esta dinâmica”, afirmou Luís Vieira.

Neste domínio, o governante referiu também o contributo do PDR 2020, através do qual foram contratados 3.200 projectos, envolvendo 760 milhões de euros de investimento total e 280 milhões de euros de apoios públicos.

Visita ao Lidl

Luís Vieira visitou ainda, a convite da cadeia de supermercados Lidl, uma das lojas situadas na capital alemã. Trata-se de um grupo económico com o qual o sector das frutas e hortícolas estabeleceu uma parceria que permitiu atingir, em 2017, as oito mil toneladas de exportações de pêra rocha.

“O Lidl tem sido igualmente um parceiro importante de Portugal na compra de castanha, couve coração e vinho. Só no último ano, foram transaccionadas 10 milhões de garrafas de vinho com esta cadeia de supermercados”, salienta fonte do Ministério da Agricultura.

A Fruit Logistica é a maior feira de frutas e hortícolas a nível mundial. Termina amanhã, 9 de Fevereiro, em Berlim.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP: consumo de carne, leite e seus derivados de animais infectados com Língua Azul sem risco para a saúde

Partilhar              O surto de febre catarral ovina, também conhecida como Língua Azul agrava-se. Desde o início …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.