O mercado de produtos lácteos da Colômbia está oficialmente aberto para as empresas portuguesas. O ICA – Instituto Colombiano AgroPecuário, publicou ontem no seu site, em Consulta fincas o establecimientos registrados (SISPAP), a lista de empresas portuguesas autorizadas a exportar produtos lácteos. Pode assim ter início o processo de trocas comerciais.
O mercado da Colômbia, com cerca de 48,9 Milhões de consumidores, afigura-se como uma oportunidade para a abertura de novos mercados e diversificação das exportações portuguesas do sector agro-alimentar.
No que diz respeito a novos mercados de exportação para os produtos portugueses, o Ministério da Agricultura espera em breve a visita das autoridades venezuelanas, que já pediram uma lista actualizada das empresas exportadoras para aquele país. Em causa está o processo de revalidação das credenciais de exportação de carne de porco, que expiram em Agosto e deverão ser revalidadas. Os serviços do Ministério da Agricultura tencionam aproveitar a oportunidade para desencadear o processo de credenciação de empresas produtoras com capacidade de exportação de leite e de produtos lácteos, tendo em vista a abertura do mercado venezuelano também para estes produtos.
Agricultura e Mar Actual