Acaba de ser lançado o Pão de Cereais do Alentejo Continente. Um produto 100% português, produzido a partir da recuperação de variedades portuguesas de trigo, que contou com a participação de investigadores, produtores de cereais, produtores de farinha e panificadores.
Esta iniciativa representa a primeira de várias iniciativas que o Clube de Produtores Continente pretende desenvolver para incentivar a produção de cereais em Portugal, que sofreu uma queda acentuada nas últimas décadas, por causa do desinvestimento na agricultura que a entrada na União Europeia motivou.
De acordo com a presidente do Clube de Produtores Continente, Ondina Afonso, “o lançamento deste produto reflecte um trabalho de fileira – da investigação à comercialização – e demonstra como o maior Retalhista Nacional – o Continente – recupera, promove e desenvolve a agricultura e economia portuguesa. O desenvolvimento de iniciativas como esta poderá ajudar a recuperar a produção de cereais em Portugal e equilibrar a nossa balança comercial, que no caso dos cereais é extremamente deficitária”.
Várias entidades envolvidas
No processo de desenvolvimento deste produto estiveram envolvidos o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Clube de Produtores de Cereais de Qualidade com o associado “Cooperativa de Beja e Brinches”, a Gérmen Moagens de Cereais e a Panificadora Marques Filipe, membro do Clube de Produtores Continente.
O Pão de Cereais Continente tem 500 gr, foi produzido a partir dos melhores lotes de cereais colhidos este ano no Alentejo e estará disponível, em exclusivo, nas lojas Continente, com um PVP de 1,5€, obedecendo a todos os critérios de sustentabilidade.
Este produto integra-se no Conceito de Circuito Curto Agroalimentar (CCA), ou seja, a venda é efectuada com apenas um intermediário, neste caso, o Continente.
Agricultura e Mar Actual