Início / Featured / Circos entregam voluntariamente últimos animais selvagens ao ICNF
Foto: AAP Primadomus

Circos entregam voluntariamente últimos animais selvagens ao ICNF

O Ministério do Ambiente e da Acção Climática e o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas concluíram o processo de recolha dos últimos animais selvagens entregues voluntariamente pelos circos.

Divulga o ICNF que, no total, foram transportados, para santuários na Alemanha e em Espanha, três crocodilos, quatro cobras, dois tigres e um leão. “Esses santuários, escolhidos pela sua experiência no maneio e manutenção de animais selvagens, garantirão o seu bem-estar”.

Através do programa de entrega voluntária criado pelo ICNF, numa parceria entre o Fundo Ambiental, a Fundação Primadomus e a associação representativa das actividades circenses (ADEACP — Associação de Defesa das Empresas e Artistas de Circo Portugueses), os animais foram encaminhados para centros de acolhimento, de acordo com as características e necessidades biológicas e etológicas de cada animal, refere uma nota de imprensa daquele Instituto.

A Fundação Primadomus foi responsável pelo transporte dos animais a partir de Portugal, em viaturas equipadas com contentores climatizados, com videovigilância e com o acompanhamento permanente de um médico veterinário especialista em animais selvagens, tendo em vista a salvaguarda do bem-estar dos animais durante a viagem.

A acção foi desenvolvida no âmbito do reforço da protecção dos animais detidos e utilizados em circos, segundo a Lei n.º 20/2019, de 22 de Fevereiro. Esta determinou o fim da utilização de animais selvagens pelos circos até 2025.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.