Início / Agricultura / Chega exige apoio técnico e financeiro aos agricultores para controlar estenfiliose da pereira

Chega exige apoio técnico e financeiro aos agricultores para controlar estenfiliose da pereira

O Grupo Parlamentar do Chega vai apresentar na Assembleia da República um Projecto de Resolução a exigir ao Governo apoio técnico e financeiro aos agricultores para controlar a estenfiliose da pereira, investigação científica para desenvolver soluções eficazes contra este fungo e a defesa dos produtos nacionais nas políticas agrícolas europeias.

A decisão surge após uma visita ao Rocha Center, em que esteve presente o deputado Pedro dos Santos Frazão, na zona do Oeste.

Segundo aqueles deputados, “a nossa agricultura está sob ataque, e a estenfiliose da pereira é mais um exemplo da negligência do Governo com os nossos produtores. Esta doença, causada pelo fungo Stemphylium vesicarium, afecta gravemente as pereiras, incluindo a nossa icónica Pêra Rocha, comprometendo produções inteiras e colocando em risco a subsistência dos agricultores que são a alma do nosso campo”.

E apresentam mesmo os sintomas da doença, que incluem “manchas castanhas nas folhas e frutos, que acabam por apodrecer, inutilizando a produção. Apesar da gravidade do problema, os nossos produtores continuam abandonados, sem apoios suficientes para combater esta ameaça. Enquanto o Governo privilegia causas alheias à realidade portuguesa, os agricultores enfrentam sozinhos os desafios das pragas, doenças e mercados desleais”.

“A Pêra Rocha é muito mais do que um produto; é um símbolo de Portugal, da nossa tradição e do trabalho incansável dos agricultores. Não podemos permitir que a falta de visão política destrua este pilar da nossa economia”, realça fonte institucional do Chega.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 25 Novembro a 1 Dezembro 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Aves Na semana em análise as …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.