A portuguesa Certiplanet — Certificação da Agricultura, Florestas e Pescas é um novo membro do EOCC — European Organic Certifiers Council, a organização internacional de certificadores biológicos na Europa.
Na passada sexta-feira, dia 21 de Abril, a assembleia geral do EOCC aceitou por unanimidade o organismo de controlo português como novo membro.
Tania Vega, coordenadora deste organismo de controlo, refere que “esta adesão abre novas linhas de trabalho a nível nacional e internacional que terão impacto na melhoria dos seus sistemas de controlo e na prestação de um melhor serviço aos seus clientes”.
A Certiplanet foi constituída em 2003 com a missão principal de permitir aos operadores da Produção Biológica a escolha de um organismo de certificação “com elevados padrões de competência, ética e coerência face aos grandes princípios e objectivos da Produção Biológica, construído com base numa equipa de recursos humanos com a maior experiência existente em Portugal, relativamente ao seu controlo e certificação”.
A empresa tem o reconhecimento das autoridades de controlo, no continente, Madeira e Açores, enquanto organismo de certificação para o modo de produção biológico. No plano internacional, é membro fundador da Certibionet – Associação Internacional de Organismos de Certificação da Agricultura Biológica, além de membros de pleno direito da IFOAM – Federação Internacional dos Movimentos da Agricultura Biológica.
O EOCC, com sede em Bruxelas, foi fundado em 2010 e reúne 64 organismos de controlo europeus e não europeus com o objectivo comum de cooperar para a confiança do sistema de controlo dos produtos biológicos na Europa.
Agricultura e Mar