O WorldMediaFestivals — Television & Corporate Media atribuiu à APCOR — Associação Portuguesa da Cortiça o prémio Gold na categoria “Marketing and Promotions: Marketing Strategies”, pelo vídeo de promoção da cortiça ‘The Corkologist’.
‘The Corkologist’ é uma produção portuguesa, lançada em Setembro de 2022, pela APCOR com o objectivo de reforçar o posicionamento da cortiça e dos seus produtos à escala internacional, com uma difusão alargada em mercados-chave do sector da cortiça, como os Estados Unidos, a França, a Itália, a Espanha e o Reino Unido.
Através da figura de Sarah Oakson, uma personagem inspirada no sobreiro (‘cork oak tree’), o vídeo apresenta de forma inusitada as características da cortiça enquanto material, as suas diferentes aplicações e o seu valor como parte de um património natural, económico e social.
“Este prémio é o reconhecimento internacional do trabalho de comunicação que a APCOR tem desenvolvido nos mercados externos. Quisemos apresentar a cortiça com uma narrativa diferenciada e este prémio é a prova de que podemos continuar a surpreender quando falamos deste material inigualável e de alto valor acrescentado. A cortiça é um produto secular, com muita história, mas que continua perfeitamente adaptado aos desafios de hoje”, diz o secretário-geral da APCOR, João Rui Ferreira.
Para a APCOR, “é um privilégio e uma responsabilidade continuar a divulgar a cortiça e este sector pelo Mundo fora. Um obrigado especial ao André Caniços, que realizou o ‘The Corkologist’, à Bro Cinema e a toda a equipa envolvida”, destaca João Rui Ferreira.
Projecto de comunicação internacional InterCork
O vídeo está inserido no projecto de comunicação internacional InterCork, que foi também distinguido, na passada sexta-feira, como vencedor no Prémio Nacional da Sustentabilidade 20|30, na categoria Comunicação em Sustentabilidade Micro, Pequenas e Médias Organizações.
O festival WorldMediaFestivals, sediado em Hamburgo, na Alemanha, tem como objectivo celebrar a excelência em produções de televisão, cinema corporativo, online e impresso, a nível internacional, através de um júri composto por um painel de profissionais de todo o Mundo, que selecciona os premiados das diferentes categorias a partir de critérios de avaliação que contemplam a escrita, som, edição, imagem e, acima de tudo, a eficácia dos projectos junto do seu público-alvo.
A lista completa dos trabalhos vencedores, seleccionados entre 764 participações de 33 países diferentes, será publicada em breve no site oficial do WorldMediaFestivals Television & Corporate Media Awards.
Agricultura e Mar