Os norte-americanos de Nova York descobriram os sabores do Azeite do Alentejo, entre 30 de Junho e 3 de Julho, numa iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo que incluiu provas e degustações, não só pelos profissionais do sector mas também pelos consumidores.
Esta acção de promoção arrancou no dia 30 de Junho com a participação do CEPAAL no Summer Fancy Food Show, no Javits Center, em Nova Iorque. Uma das mais importantes feiras alimentares da América do Norte, dirigida a profissionais, que contou com cerca de 2.600 expositores e 180.000 produtos, na edição de 2017.
No stand do CEPAAL foi possível provar azeite produzido por dezenas de produtores do Alentejo, entre 30 de Junho a 2 de Julho, período em que decorreu a feira.
Potenciais clientes reunidos em jantar
No primeiro dia do certame, 30 de Junho, o CEPAAL convidou clientes e potenciais clientes para um jantar no restaurante Aldea, com a assinatura do chef George Mendes, dando a degustar o Azeite do Alentejo.
Os americanos também provaram os azeites do Alentejo numa acção de degustação aberta ao público no dia 3 de Julho, numa das lojas do grupo Seabra Foods, em Newark.
Segundo o director técnico do CEPAAL, Henrique Herculano, “tendo o mercado dos EUA sido identificado pelos nossos associados como um dos mercados estratégicos de exportação, procurámos ao longo de quatro dias apostar numa abordagem paralela a potenciais clientes (B2B) e consumidores (B2C), foi muito importante assistir ao interesse pelo nosso Azeite do Alentejo”.
Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos
As iniciativas nos EUA inserem-se no projecto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados.
A intenção é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade colectiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao sector.
O projecto é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Promover o Azeite do Alentejo
Sediado em Moura, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo valorizar e promover o Azeite do Alentejo dentro e fora de Portugal. Além de 26 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.
Agricultura e Mar Actual