Início / Agricultura / Rum da Madeira na Assembleia da República Portuguesa para beber e debater

Rum da Madeira na Assembleia da República Portuguesa para beber e debater

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, numa parceria com os deputados da Madeira na Assembleia da República, irá realizar uma palestra sobre o Rum Agrícola da Madeira, seguida de prova de runs em harmonização com iguarias e chocolates, hoje, 4 de Julho, no Restaurante do novo edifício da Assembleia da República.

Este evento para além da vertente promocional tem também como intuito, informar os deputados da Assembleia da Republica da importância sócio-económica, histórica e cultural do Rum da Madeira, que é o único Rum Agrícola produzido em Portugal e que é classificado com “Indicação Geográfica Protegida” (IGP).

Prova de Rum da Madeira

A acção, que será dirigida a cerca de 100 deputados, terá o seu início com uma intervenção da deputada eleito pelo circuito da Madeira, Sara Madruga, seguida de um discurso da presidente do IVBAM, Paula Jardim Duarte, complementando-se com uma apresentação, caracterização e prova de vários Runs da Madeira – que será conduzida pelo sommelier madeirense Américo Pereira.

Estarão em prova, runs de 4 empresas produtoras de Rum da Madeira, nomeadamente: Engenho Novo da Madeira, J. Faria & Filhos (Engenhos do Norte), Sociedade dos Engenhos da Calheta e Florentino Izildo de Gouveia Ferreira (O Reizinho).

Os chocolates que serão servidos em harmonização com alguns dos Runs da Madeira serão confeccionados por uma empresa madeirense.

De referir ainda que todo o espaço onde se realizará acção será decorado com flores da Madeira e os arranjos florais contarão com a colaboração do conceituado arquitecto madeirense, Dino Gonçalves.

Crescimento sustentado

O Rum da Madeira é um produto que tem vindo a registar um crescimento sustentado e apresenta um grande potencial de crescimento na sua comercialização, “no entanto, a ultra-perifecidade da [Região Autónoma da Madeira] RAM e todos os constrangimentos que dai advêm, reflecte-se em grandes dificuldades de acesso ao mercado nacional e mercados internacionais, fazendo com que até data, o mercado regional tenha sido principal via de escoamento da produção do Rum da Madeira, pelo que esta acção se reveste de particular importância para o Rum da Madeira”, refere uma nota do Executivo madeirense.

Esta acção promocional é co-financiada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.