Após o encerramento do projecto Forestwatch, em Janeiro de 2023, o Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho e a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável retomam agora a promoção conjunta de webinares dedicados à monitorização de políticas florestais.
O primeiro é já no dia 27 de Junho, às 14h30, e versa sobre o tema: “Incentivos ao minifúndio com sucesso”. E conta com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira na sessão de encerramento.
Até recentemente, não existiam incentivos públicos adequados à pequena propriedade florestal, realça uma nota de imprensa do Centro Pinus. “Uma evidência desta situação é o facto das regiões onde a propriedade média tem dimensões superiores continuarem a figurar entre as que têm mais financiamento contratualizado no PDR 2020, como se verificou no relatório que o Centro Pinus divulgou há cerca de um ano e que, brevemente, será actualizado”.
Para dar resposta a esta situação foram implementados financiamentos inovadores. Foi o caso dos anúncios do Fundo Ambiental: beneficiação de povoamentos de pinheiro-bravo com potencial para resinagem; e projecto-piloto Vales Floresta.
Neste webinar será também analisada a intervenção do PEPAC Mosaico Agro-florestal que “está a ter uma adesão interessante pelos agricultores nos territórios legalmente classificados como vulneráveis aos incêndios”.
Adicionalmente, a sessão promoverá a reflexão na perspectiva dos beneficiários e das entidades gestoras do financiamento. Desta reflexão pretende-se identificar os factores de sucesso e também reunir sugestões de melhoria e pistas para futuros anúncios, acrescenta a mesma nota.
Este webinar destina-se a membros de ONGA’s, decisores políticos e organismos da administração pública central e local e a agentes do sector florestal.
O programa pode ser consultado aqui. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória, aqui.
Agricultura e Mar