Início / Agenda / Centro Pinus e Zero promovem webinar sobre “Incentivos ao minifúndio com sucesso”

Centro Pinus e Zero promovem webinar sobre “Incentivos ao minifúndio com sucesso”

Após o encerramento do projecto Forestwatch, em Janeiro de 2023, o Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho e a  Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável retomam agora a promoção conjunta de webinares dedicados à monitorização de políticas florestais.

O primeiro é já no dia 27 de Junho, às 14h30, e versa sobre o tema: “Incentivos ao minifúndio com sucesso”. E conta com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira na sessão de encerramento.

Até recentemente, não existiam incentivos públicos adequados à pequena propriedade florestal, realça uma nota de imprensa do Centro Pinus. “Uma evidência desta situação é o facto das regiões onde a propriedade média tem dimensões superiores continuarem a figurar entre as que têm mais financiamento contratualizado no PDR 2020, como se verificou no relatório que o Centro Pinus divulgou há cerca de um ano e que, brevemente, será actualizado”.

Para dar resposta a esta situação foram implementados financiamentos inovadores. Foi o caso dos anúncios do Fundo Ambiental: beneficiação de povoamentos de pinheiro-bravo com potencial para resinagem; e projecto-piloto Vales Floresta.

Neste webinar será também analisada a intervenção do PEPAC Mosaico Agro-florestal que “está a ter uma adesão interessante pelos agricultores nos territórios legalmente classificados como vulneráveis aos incêndios”.

Adicionalmente, a sessão promoverá a reflexão na perspectiva dos beneficiários e das entidades gestoras do financiamento. Desta reflexão pretende-se identificar os factores de sucesso e também reunir sugestões de melhoria e pistas para futuros anúncios, acrescenta a mesma nota.

Este webinar destina-se a membros de ONGA’s, decisores políticos e organismos da administração pública central e local e a agentes do sector florestal.

O programa pode ser consultado aqui. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.