O Cebal — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo respondeu, recentemente, à chamada do Alentejo 2020 para apresentação de candidaturas destinadas à contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados em Instituições de Interface/Infra-estruturas Tecnológicas (aviso nº ALT 20-59-2019-24).
O Programa de Potenciação da Transferência de Tecnologia, tendo como prioritário o sector agroindustrial, é uma estratégia que o Cebal tem vindo a implementar com o objectivo de potenciar a inovação tecnológica.
Neste enquadramento, a proposta apresentada incidia no Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, prevendo a contratação de 4 Doutorados pelo período de 3 anos, nas áreas da Valorização de Biomassa Lenhocelulósica; Tratamento e Valorização de Águas Residuais Agroindustriais; Valorização de produtos Agroalimentares e Valorização de Subprodutos Agroindustriais.
Apoio de 496 mil euros
A candidatura apresentada no valor global 495. 573,56 € foi aprovada com nota final de 4,65 (em 5 valores), não tendo qualquer redução orçamental.
“Esta estratégia visa também contribuir para a fixação de jovens, provenientes ou não da região, aumentando assim a possibilidade da regeneração do tecido humano. O Cebal vê assim reforçadas novas dinâmicas de articulação e colaboração com tecido empresarial, potenciando a sua capacidade de desenvolver, valorizar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para o tecido produtivo, com directo impacto socioeconómico no território”, realça uma nota de imprensa do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.
Agricultura e Mar Actual