Início / Agricultura / Cebal. Programa Itinerante de Valorização do Cardo termina na Serra da Estrela

Cebal. Programa Itinerante de Valorização do Cardo termina na Serra da Estrela

O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo vai concluir o Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo” na região DOP Serra da Estrela. Esta é a última sessão de um programa itinerante lançado em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Universidade de Évora (UÉvora).

No dia 6 de Outubro o Roadshow Tecnológico de Valorização Integrada do Cardo irá subir virtualmente a altas altitudes para a sua última sessão intitulada “DOP Serra da Estrela em análise”. Esta sessão é aberta a todos os interessados e ocorrerá em formato online via videoconferência Zoom a partir das 17 horas.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 5 de Outubro, aqui. Pode consultar o programa desta acção aqui.

Nesta sessão o papel das cardosinas, presentes na flor do cardo, na coagulação do leite e produção de queijo, bem como o impacto do queijo DOP Serra da Estrela e do cardo no turismo e economia regional serão os temas apresentados nesta sessão.

Durante os últimos meses o programa itinerante percorreu virtualmente as regiões de produção de queijo DOP produzido com extracto da flor de Cardo (Cynara cardunculus), como o queijo DOP Serra da Estrela, com o objectivo de potenciar a valorização total deste recurso endógeno, refere uma nota de imprensa do Cebal.

Além do uso alimentar da flor desta planta, a mesma pode ser valorizada num todo aproveitando a sua biomassa para energia e materiais e os seus compostos para as indústrias agropecuária, alimentar e farmacêutica, sendo o objectivo desta sessão não só inovar o uso da planta na indústria queijeira, mas também promover o uso da mesma nos outros sectores de interesse.

Oradores

Na primeira parte da sessão o investigador Nuno Rosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP) irá falar das diferentes cardosinas, enzimas presentes na flor do cardo que promovem a coagulação do leite e consequente produção de queijo, bem como demonstrar algumas ferramentas de análise dessas mesmas cardosinas.

Em especial, será explorado como a caracterização química destas enzimas é o ponto de partida para obtermos um coagulante vegetal personalizado, de forma a ir ao encontro das especificações e características pretendidas no queijo final.

Para concluir, o evento contará com a habitual mesa-redonda, desta vez intitulada “Flor do Cardo no Queijo DOP Serra da Estrela” e dinamizada pela EstrelaCoop, a cooperativa de produtores de queijo da Serra da Estrela. Nesta mesa-redonda irá ser debatido o papel do cardo para a potenciação do queijo DOP Serra da Estrela como produtos gourmet e certificados, bem como serão discutidos o trabalho desenvolvido e a experiência adquirida ao longo de anos na produção deste queijo de excelência: da produção de cardo à queijaria e ao turismo.

Para tal, o evento conta com a presença dos convidados das seguintes entidades: Instituto Politécnico de Viseu, Casa da Ínsua, Queijaria Quinta de São Cosme e ALS Lifescience Portugal. Este será um debate importante para fortalecer a ligação do cardo ao queijo, como um recurso endógeno, potenciador de inovação territorial e crescimento da economia regional e nacional.

O programa itinerante de Valorização do Cardo está inserido no projecto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, este é um projecto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes sectores industriais no apoio à valorização do Cardo.

Agricultura e Mar actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.