Início / Agenda / CEBAL leva inovação à Ovibeja. Amendoal, subprodutos agro-industriais e pequenos ruminantes em destaque

CEBAL leva inovação à Ovibeja. Amendoal, subprodutos agro-industriais e pequenos ruminantes em destaque

O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo participa, uma vez mais, na Ovibeja, a maior feira agrícola do País, que decorre nos próximos dias 22 e 23 de Abril, este ano num formato exclusivamente digital e dedicada ao tema “Agricultura ConsCiência”.

O CEBAL apresentará várias actividades online, partilhadas na sua rede social Facebook, entre as quais estarão a realização de três seminários online que pretendem reunir agricultores, investigadores e empresários do sector agrícola e pecuário, partilhando experiências e conhecimento científico e tecnológico gerado pelo centro e seus parceiros, para a promoção de uma agricultura mais consciente, sustentável e eficiente.

Seguindo a novidade digital da Ovibeja 2021, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo apresenta uma dinamização online que se estende do stand virtual para a sua página de Facebook, no evento “CEBAL na Ovibeja 2021”, onde serão partilhados recursos em vídeo e imagens sobre as áreas de trabalho do Centro, bem como sobre os três seminários online, que este ano abordarão temas relacionados com o amendoal, subprodutos agro-industriais e pequenos ruminantes.

Microenxertia em amendoal

Em mais detalhe, no dia 22 de Abril, quinta-feira, pelas 14h30, destaca-se a sessão “Microenxertia para um Amendoal mais produtivo e sadio”. Com o objectivo de potenciar a competitividade do sector da amêndoa no Alentejo, esta sessão de transferência de tecnologia do projecto “Inov-Amendo-Al”, apresentará o potencial de ferramentas biotecnológicas inovadoras como a microenxertia in vitro, uma técnica de multiplicação, que permite propagar plantas de amendoeira com maior vigor e resistência a determinadas doenças.

A sessão será realizada através do Zoom. A inscrição prévia é obrigatória aqui.

Subprodutos agro-industriais na alimentação animal

No mesmo dia, pelas 18h30, decorrerá a sessão “Utilização de subprodutos agro-industriais na alimentação animal”. Organizado pelo grupo de alunos de doutoramento do CEBAL e inserido no projecto SubProMais, será uma conversa com a investigadora Teresa Dentinho do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) que apresentará uma nova base de dados com composição química e valor nutricional de vários subprodutos, o que permitirá aos produtores uma melhor gestão nas dietas dos animais, com custos mais reduzidos.

A sessão poderá ser acompanhada em directo aqui.

Pequenos ruminantes

No dia 23 de Abril, sexta-feira, pelas 10h30, terá lugar o seminário online “Valorização dos Produtos dos Pequenos Ruminantes do Alentejo”. Uma sessão de disseminação conhecimento científico e tecnológico do projecto Val+Alentejo, sobre a composição da gordura dos pequenos ruminantes e as suas implicações na saúde Humana e estratégias alimentares que promovem uma melhoria do valor nutricional da gordura destes animais.

O programa completo poderá ser consultado aqui. As inscrições poderão ser efectuadas aqui. A sessão será também transmitida em directo na página do evento do Facebook do CEBAL na OviBeja.

A Ovibeja é uma feira anual promovida pela ACOS — Associação de Agricultores do Sul que tem como finalidade suscitar a discussão e o debate sobre o sector agrícola.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.