Início / Agricultura / Qualifica4Agro premeia inovação digital de 12 PME agroalimentares no Norte, Centro e Alentejo

Qualifica4Agro premeia inovação digital de 12 PME agroalimentares no Norte, Centro e Alentejo

São 12 as pequenas e médias empresas (PME) do sector agroalimentar foram premiadas pela sua inovação no marketing digital nas categorias vinho, queijo, enchidos e presuntos e azeite. A cerimónia decorreu via online e é o culimar do “Qualifica4Agro” que tem contribuído para a promoção e divulgação de produtos endógenos no Norte, Centro e Alentejo.

O projecto termina no final do mês e os resultados são muito positivos. No actual momento de pandemia, em que os canais digitais nunca foram tão importantes, o “Qualifica4Agro” muniu as empresas de uma série de ferramentas para agarrar não só o presente, mas também o futuro.

Prémio de 2 mil euros

Cada PME vencedora vai receber um prémio monetário no valor de 2 mil euros. Na região Norte os prémios foram entregues à Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (Azeite), Casa do Barreiro (Vinho), Prados de Melgaço (Queijo) e Etnoglamour – Natureza e Gourmet (Enchidos e Presuntos).

Já na região Centro os vencedores são a Vinumnostrum (Vinho), Sabores da Soalheira (Queijo), Fio da Beira (Azeite) e Casel (Enchidos e Presuntos).

Finalmente, na região do Alentejo, foram entregues três prémios: Quinta do Paral (Vinho), Queijaria Guilherme (Queijo) e Usuários do Freixo do Meio (Enchidos e Presuntos e Azeite).

Em jeito de balanço, António Moitinho Rodrigues, director o CATAA – Associação Centro Tecnológico de Castelo Branco, uma das entidades promotoras, sublinhou a “importância e actualidade do projecto” que, em tempos de pandemia, foi uma ferramenta imprescindível para “melhorar a comercialização dos produtos”, referiu acrescentando, inclusive, que surgiram vários casos de sucesso. “Começaram no digital praticamente do nada e conseguiram escoar a sua produção”.

O “Qualifica4Agro” criou 4 manuais e vídeos de apoio às PME, em diferentes temas, tais como, marketing digital, saúde financeira do negócio e ferramentas de degustação. “Obtivemos centenas de downloads o que consideramos uma excelente projecção que ultrapassa todas as expectativas. Os objectivos estão cumpridos e os resultados ultrapassam as regiões de intervenção do projecto. De facto, permitiu que o projecto servisse muita gente”, acrescentou o director do CATAA.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.