Início / Agenda / Católica e Lusomorango debatem regadio como factor de competitividade da agricultura

Católica e Lusomorango debatem regadio como factor de competitividade da agricultura

O Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango, maior organização portuguesa de produtores da fileira das frutas e legumes, em volume de negócios, promovem na próxima semana – no dia 31 de Março, a partir da 16 horas – a segunda sessão do Ciclo quatro Conferências dedicadas ao tema “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir”.

“Competitividade Alimentar e Equilíbrio na Cadeia de Valor” é o tema desta segunda conferência que colocará em debate temas como o mercado europeu para o sector agroalimentar, o regadio como factor de competitividade da agricultura, a competitividade da agricultura europeia no contexto global, a relevância de uma política fiscal inteligente para o cumprimento dos objectivos estabelecidos no Pacto Ecológico Europeu, a importância de apoiar os rendimentos e a resiliência das explorações agrícolas viáveis em toda a Europa, de modo a reforçar a segurança alimentar, e a economia circular e a sua relação com o combate ao desperdício alimentar.

A conferência decorrerá em contexto digital e para participar bastará aceder ao site do Jornal Económico aqui.

Oradores

A sessão contará com a participação de Filipe Santos, professor de Empreendedorismo Social e director da Universidade Católica Portuguesa, como keynote speaker, e de Pierre Silva, director de compras de frutas, vegetais, flores e plantas ornamentais do Lidl Portugal, que apresentará um caso de estudo sobre a temática da conferência.

Do programa consta ainda uma mesa-redonda que reunirá Carlos Nunes Pinto, director da direcção comercial da AICEP, Daniel Soares, marketing export manager da Interfel, Russell Allwell, senior vice president, managing director da Driscoll’s EMEA e de João Confraria, professor da Universidade Católica Portuguesa. Luis Medeiros Vieira, ex-secretário de Estado da Agricultura assumirá o comentário e análise a toda a sessão.

Visão Estratégica para o Agroalimentar

O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” versará sobre os temas associados à excelência da agricultura portuguesa no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia e pretende reunir especialistas nacionais e internacionais num debate plural e aberto sobre a inovação e transição digital e a sustentabilidade da agricultura nas vertentes ambiental social e económica.

O contexto criado pelo Pacto Ecológico Europeu e pela Estratégia do Prado ao Prato consubstancia a oportunidade destes encontros que têm como objectivo participar na construção de caminhos e soluções que façam da Presidência Portuguesa um marco importante na Política Agrícola Comum, realça a organização dos eventos.

Estas conferências pretendem ser um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar no contexto europeu, servindo ainda como apoio à orientação dos processos de decisão e acção, por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada, rumo a uma Europa mais verde, mais resiliente e mais preparada.

O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” é uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa e da Lusomorango, em parceria institucional com a CAP, PortugalFoods, Portugal Fresh, COTHN e AHSA, com o apoio do Millenium BCP e a parceria de media com o Jornal Económico.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.