Início / Agenda / Católica e Lusomorango debatem regadio como factor de competitividade da agricultura

Católica e Lusomorango debatem regadio como factor de competitividade da agricultura

O Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango, maior organização portuguesa de produtores da fileira das frutas e legumes, em volume de negócios, promovem na próxima semana – no dia 31 de Março, a partir da 16 horas – a segunda sessão do Ciclo quatro Conferências dedicadas ao tema “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir”.

“Competitividade Alimentar e Equilíbrio na Cadeia de Valor” é o tema desta segunda conferência que colocará em debate temas como o mercado europeu para o sector agroalimentar, o regadio como factor de competitividade da agricultura, a competitividade da agricultura europeia no contexto global, a relevância de uma política fiscal inteligente para o cumprimento dos objectivos estabelecidos no Pacto Ecológico Europeu, a importância de apoiar os rendimentos e a resiliência das explorações agrícolas viáveis em toda a Europa, de modo a reforçar a segurança alimentar, e a economia circular e a sua relação com o combate ao desperdício alimentar.

A conferência decorrerá em contexto digital e para participar bastará aceder ao site do Jornal Económico aqui.

Oradores

A sessão contará com a participação de Filipe Santos, professor de Empreendedorismo Social e director da Universidade Católica Portuguesa, como keynote speaker, e de Pierre Silva, director de compras de frutas, vegetais, flores e plantas ornamentais do Lidl Portugal, que apresentará um caso de estudo sobre a temática da conferência.

Do programa consta ainda uma mesa-redonda que reunirá Carlos Nunes Pinto, director da direcção comercial da AICEP, Daniel Soares, marketing export manager da Interfel, Russell Allwell, senior vice president, managing director da Driscoll’s EMEA e de João Confraria, professor da Universidade Católica Portuguesa. Luis Medeiros Vieira, ex-secretário de Estado da Agricultura assumirá o comentário e análise a toda a sessão.

Visão Estratégica para o Agroalimentar

O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” versará sobre os temas associados à excelência da agricultura portuguesa no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia e pretende reunir especialistas nacionais e internacionais num debate plural e aberto sobre a inovação e transição digital e a sustentabilidade da agricultura nas vertentes ambiental social e económica.

O contexto criado pelo Pacto Ecológico Europeu e pela Estratégia do Prado ao Prato consubstancia a oportunidade destes encontros que têm como objectivo participar na construção de caminhos e soluções que façam da Presidência Portuguesa um marco importante na Política Agrícola Comum, realça a organização dos eventos.

Estas conferências pretendem ser um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar no contexto europeu, servindo ainda como apoio à orientação dos processos de decisão e acção, por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada, rumo a uma Europa mais verde, mais resiliente e mais preparada.

O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” é uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa e da Lusomorango, em parceria institucional com a CAP, PortugalFoods, Portugal Fresh, COTHN e AHSA, com o apoio do Millenium BCP e a parceria de media com o Jornal Económico.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eurodeputado do PSD/Açores desafia Comissário Europeu para as Pescas e Oceanos a criar estratégia para o Atlântico

Partilhar              O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, eleito pelo Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) foi …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.