A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou que as primeiras candidaturas ao Programa Operacional Mar 2020, para apoiar investimentos públicos e privados ligados à Economia do Mar, deverão abrir em Junho.
“Temos já aprovado o programa Mar 2020, que é de fundos comunitários aplicados à área do mar. Neste momento o nosso objectivo é ter o processo legislativo todo concluído no primeiro trimestre deste ano para podermos lançar os primeiros concursos no primeiro semestre”, afirmou.
“Temos que criar emprego. Queremos criar um futuro melhor para nós próprios, e para as próximas gerações”, disse, a bordo no navio museu Gil Eannes, em Viana do Castelo, ontem 1 de Fevereiro.
A Ministra acrescentou que o Governo está a preparar outra linha de apoio ao investimento que se prende com a simplificação administrativa, o designado Simplex do Mar, “para que seja mais fácil ao Estado responder às solicitações dos cidadãos e das empresas”.
Ida a Viana do Castelo
Na deslocação a Viana do Castelo, Ana Paula Vitorino visitou as valências criadas no navio hospital Gil Eannes, recuperado há 18 anos e transformado em museu, e assistiu, no Centro de Mar, à apresentação de vários projectos ligados ao sector.
A Ministra iniciou a visita com vários encontros de trabalho com agentes económicos do Alto Minho, ligados ao crescimento azul. Reuniu-se com a Administração do Porto de Douro e Leixões (APDL) e com a empresa Westsea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e deslocou-se ao Centro de Remo da cidade para assistir a uma aula daquela modalidade no âmbito do desporto escolar, com estudantes do 8.º ano de escolaridade.
Antes de deixar a capital do Alto Minho, a Ministra presidiu à inauguração dos novos armazéns de aprestos da cidade, orçados em 2,2 milhões de euros, e reclamados há mais de uma década pela comunidade piscatória local.
Agricultura e Mar Actual