O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o Governo está a preparar uma nova campanha para poupança de água que vai abranger todos os sectores.
Na Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, o ministro referiu que em 2018 a acção de sensibilização “tem de ser dirigida a todos” e não apenas ao uso doméstico para evitar que falte água na torneira das pessoas.
A campanha vai ser lançada em Março e será dirigida “a todos os outros grandes utilizadores de água, como a pecuária, a agricultura, a rega e a indústria“. “Temos mesmo de alargar a campanha a todos porque na altura já todos os agricultores sabiam bem que estavam em seca, não era preciso dizer-lhes para pouparem água”, acrescentou o governante.
Adaptação às novas condições do clima
O ministro reforçou a importância de os cidadãos se adaptarem às novas condições do clima e reduzam os consumos de água.
Entre as acções de combate à seca listados, está a limpeza dos fundos das albufeiras para garantir que o volume de água agora inútil passará a ter qualidade para ser utilizada.
O alteamento em duas albufeiras, o reforço das ligações a partir do Alqueva e de outras barragens, e o apelo para que agricultores que necessitam de água do Alqueva o digam o mais rapidamente possível, para permitir a organização do acesso ao recurso, são outras medidas do Governo.
O tratamento de águas residuais para reutilização terá um plano em Junho para que as 50 maiores Estações de Tratamento de Água Residual estejam preparadas para que todo o seu efluente possa vir a ser usado.
Agricultura e Mar Actual