A Câmara Municipal de Oleiros reconhece a importância Regime de Fruta Escolar (RFE) mantendo a aposta neste projecto promovido pelo IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, que integra desde 2012. O RFE consiste na distribuição de uma peça de futa, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e tem como objectivo a promoção de hábitos saudáveis. Em Oleiros, estão este ano lectivo (2020/2021) a ser abrangidos pelo programa 82 alunos.
Segundo a autarquia, os professores do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA) reconhecem igualmente a importância deste projecto, uma vez que “promove a prática de uma alimentação saudável”.
De referir que além da distribuição de fruta, o programa contempla ainda, a realização de acções que visam o desenvolvimento de competências de alimentação saudável e o conhecimento das origens dos produtos agrícolas.
A promoção da saúde na comunidade escolar, “assume um papel notório” no desenvolvimento da criança a todos os níveis e contribuiu para uma “uma população saudável, alegre e produtiva”, acrescenta a autarquia de Oleiros, destacando a importância do Regime de Fruta Escolar.
Agricultura e Mar Actual