Início / Featured / Mestre Festas. 58 anos. Morreu o Homem que sempre lutou pela segurança dos homens do mar

Mestre Festas. 58 anos. Morreu o Homem que sempre lutou pela segurança dos homens do mar

José Marques Festas, conhecido na comunidade piscatória, como Mestre Festas, morreu precocemente aos 58 anos.

Conhecido sobretudo pela luta que vinha travando ao leme da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (que fundou em 17 de Maio de 2007 e da qual era presidente até à data), Mestre Festas notabilizou-se pelo trabalho que realizou em prol da formação técnica dos pescadores e da sua segurança no trabalho, refere o presidente da Póvoa de Varzim, Aires Henriques.

Já o Almirante Chefe de Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado, refere que “gostaria de recordar e enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Mestre Festas, incentivando e promovendo uma cultura de segurança junto daqueles que usam o Mar”.

“Tornou-se a grande referência da classe piscatória na região, sendo, por isso, seu porta-voz junto das entidades oficiais com competência nos sectores portuário e das pescas. Era, pela mesma razão, membro de várias organizações sócio-profissionais daqueles sectores”, realça o presidente da autarquia da Póvoa de Varzim.

Relembre-se que Mestre Festas promoveu a construção de novos armazéns na zona Sul do Porto da Póvoa de Varzim, para a arrecadação dos apetrechos de pesca.

“Sendo vilacondense, tinha profundas ligações sociais à Póvoa de Varzim, razão por que se fez membro do Rotary Clube da nossa cidade, a que presidiu entre Julho de 2017 e Maio de 2018”, realça Aires Pereira.

“Fundador da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, o Mestre Festas deixa-nos uma herança de princípios encorajadores, sobretudo nas comunidades marítimas e piscatórias que enfrentam diariamente o desafio de apitar à Faina e rumar em direcção ao horizonte na esperança de um regresso São a casa”, diz o Almirante Chefe de Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PDR 2020 tem 2 M€ para alojamento temporário amovível em explorações de Odemira e Aljezur

Partilhar              A Autoridade Gestora do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural informa que estão abertas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.