Algumas associações de caçadores da Região Autónoma da Madeira, associados à Federação Portuguesa de Caça (FENCAÇA), sob coordenação da Direcção Regional de Florestas e Conservação da Natureza, vão proceder ao controlo de espécies vegetais invasoras nas Serras de Santo António e São Roque, locais de grande potencial cinegético.
Segundo informa a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a “concentração dos colaboradores desta acção ocorrerá pelas nove horas do dia 17 de Janeiro, na estrada florestal que atravessa aquelas serras, numa zona próxima ao miradouro, acima do Terreiro Freixo”.
O objectivo da acção a desenvolver por estas organizações do sector da caça é “criar melhores condições para a fixação das espécies cinegéticas. A iniciativa consistirá na remoção de invasoras, indesejáveis, favorecendo o desenvolvimento de espécies vegetais adequadas a essas superfícies e que, simultaneamente, favoreçam a fixação e a sobrevivência das espécies cinegéticas existentes nessas mesmas áreas”, adianta a Secretaria Regional madeirense, liderada por Susana Nascimento Prada.
Agricultura e Mar Actual