Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Ao fim de 21 semanas, a bolsa de Lérida registou uma manutenção interrompendo um longo ciclo de descidas. Desde Junho a bolsa espanhola registou uma descida total de 53,3 cêntimos (em vivo!). Esta estabilização surge depois de algumas semanas de manutenção na carne, chegando agora a ver de estabilizar o preço dos porcos. Como sinal positivo, regista-se a subida do preço dos leitões (+0,50€) e o facto dos matadouros começarem a preparar o período natalício notando-se um aumento (ainda que ténue) da procura).
No lado das más notícias continua a haver uma dificuldade generalizada dos matadouros alemães em conseguir ter uma operação normalizada por conta dos muitos casos positivos à Covid-19 que continuam a ocorrer entre os funcionários dos matadouros.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 46/2021 (15/11 a 19/11): Espanha 1,02; França 1,11; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
Nos EUA a tendência dos mercados é de descida, apesar de ainda se registar uma margem considerável na indústria. Os EUA têm conseguido aproveitar os mercados do centro e sul da América para compensar a descida das exportações para a China.
Na China continua a subida dos preços internos dos porcos, mas continuam as dúvidas se esta subida indica uma menor oferta ou uma maior procura. O ministério da agricultura chinês refere que há um auto-aprovisionamento de carne de porco no país de 110%, mas não seria a primeira vez que as autoridades chinesas especulariam sobre oseu mercado interno…
Agricultura e Mar Actual