Início / Agenda / Prémios Porco D’Ouro: conheça as 72 explorações nomeadas

Prémios Porco D’Ouro: conheça as 72 explorações nomeadas

A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores informa que já são conhecidas as explorações nomeadas para a V Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro. No total, 72 explorações disputarão os 27 prémios atribuídos entre os três escalões em disputa, havendo ainda quatro explorações candidatas ao Prémio Especial Porco de Diamante.

Para além destes prémios serão ainda entregues os Prémios Especiais Máxima Produtividade Numérica, Prémio Inovação Zoetis e Prémio Ministério da Agricultura ao Bem-Estar, Sanidade, Ambiente e Biossegurança.

Lisboa e Vale do Tejo com 81,6% das nomeações

Em termos de regiões administrativas, Lisboa e Vale do Tejo lidera com 81,6% das nomeações, seguindo-se o Centro com 10,5%, o Alentejo com 5,3% e o Norte com 2,6% das explorações nomeadas.

Já no que respeita aos concelhos onde se localizam as explorações nomeadas, Rio Maior é o concelho com mais nomeações (9), seguindo-se Santarém (8), Palmela (8), Cadaval (6) e Alenquer (6).

Os Prémios Porco D’Ouro serão entregues no dia 3 de Dezembro, na Quinta da Atela, em Alpiarça.

Os nomeados:

Prémios Porco D’Ouro

Em 22 de Junho de 2016, por ocasião do 35º aniversário da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, teve lugar em Leiria a primeira gala de entrega dos Prémios Porco D’Ouro. Foram, então, distribuídos 11 prémios num universo de 30 nomeados. A Gala Porco d’Ouro distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do sector suinícola nacional.

Na última gala, em 2019, foram entregues 31 prémios, entre 84 nomeações. Os dados foram obtidos a partir de 25.758 reprodutoras, pertencentes a 53 explorações de empresas aderentes ao BDporc – Portugal. Os resultados correspondem aos principais índices de gestão técnica das explorações.

Em 2019, a FPAS introduziu dois novos prémios: o Prémio Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural à exploração com melhores práticas em termos de sanidade, bem-estar animal, biossegurança e ambiente e ainda o Prémio Inovação Zoetis que reconhece e premeia o mais destacado exemplo de inovação na produção suinícola no ano a que o prémio respeita.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Programa Mar 2030 aprovado pela Comissão Europeia. Há 540 M€ de apoio

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, na sequência da adopção do Acordo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.