Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Os mercados europeus estão agora perfeitamente estabilizados, só que a nível de preços baixos. Também os preços da carne estão historicamente baixos e muito dependentes da evolução da pandemia que continua a produzir restrições no Centro e Norte da Europa. Com as matérias-primas em alta, as previsões para 2022 é que o efectivo reprodutor na Europa diminua em países como Dinamarca e Países Baixos.
Em Espanha o aumento do volume de abates tem sido constante, à razão de mais 1,5% por semana desde o início de Setembro, mas partindo de uma base muito baixa em Agosto.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 45/2021 (08/11 a 12/11): Espanha 1,02; França 1,11; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
Em Portugal sente-se que a pandemia está ultrapassada e que este Natal já será em ambiente de normalidade, mas por toda a Europa a pandemia está a conhecer um novo recrudescimento, nomeadamente nos países com baixas taxas de vacinação, como é o caso da Alemanha.
Este factor volta a estar em equação no que respeita ao normal funcionamento dos matadouros, bem como ao consumo interno.
A grande expectativa prende-se com o que vai suceder na China num futuro próximo, já que os 47 cêntimos de subida em 15 dias auspiciam boas notícias para os exportadores. No entanto, apesar da forte subida, também o preço interno na China se mantém relativamente baixo…ainda.
Agricultura e Mar Actual