Início / Empresas / Torres Vedras é finalista do prémio ambiental Energy Globe com programa de alimentação escolar

Torres Vedras é finalista do prémio ambiental Energy Globe com programa de alimentação escolar

A Câmara Municipal de Torres Vedras é finalista do prémio mundial Energy Globe, na categoria Juventude, com o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar – PSAE. Os vencedores deste prémio de sustentabilidade ambiental serão conhecidos no próximo dia 8 de Novembro.

Nesta edição, participaram 187 países, com cerca de 3 mil projectos ambientais. O prémio é atribuído nas categorias: Terra, Fogo, Água, Ar e Juventude. Os projectos a concurso já foram implementados e apresentam soluções para problemas ambientais, diz uma nota de imprensa da autarquia de Torres Vedras.

O PSAE está a ser implementado desde o ano lectivo de 2014/15 nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo do concelho de Torres Vedras. Este programa divide-se em quatro eixos: o primeiro relacionado com a produção, em que se aposta no contacto directo dos alunos com o processo de cultivo dos bens alimentares hortícolas, nomeadamente através de hortas comunitárias e pedagógicas.

Um segundo eixo relacionado com a aquisição de produtos, que são comprados a produtores locais, contribuindo-se para a redução da pegada ecológica inerente ao transporte e para a sustentabilidade das pequenas e médias empresas locais.

Um terceiro eixo, relacionado com a confecção das refeições escolares, que se prende com a criação para esse efeito de uma rede envolvendo instituições particulares de solidariedade social do Concelho, o que para além de reduzir a pegada ecológica assegura vários postos de trabalho.

E um quarto eixo, relacionado com o fomento de bons hábitos alimentares, o que acontece com programas como o “Escola Activa”, o “Regime de Fruta Escolar” e o “Almoça comigo nos meus anos”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PCP pergunta ao ministro da Agricultura porque não reuniu ainda a PARCA este ano

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) quer saber “por que razão não se …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.