Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Independentemente dos pesos elevados, o preço dos porcos sobe por toda a Europa com o efeito de contágio que teve a subida em Espanha na semana passada. O efeito dominó indica que os mercados vão manter esta toada até atingir um novo patamar de preços que se estabilizará na próxima paragem grande de abates: a Páscoa. Novo desafio para a indústria que terá nestes 40 dias a necessidade urgente de fazer reflectir na carne as subidas dos preços dos porcos.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 08/2024 (19/02 a 23/02): Espanha 1,68; França 1,61; Alemanha 1,69; Países Baixos 1,63; Bélgica 1,72; Dinamarca 1,43.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
Esta semana assinalou-se o evento que há vários anos é aguardado com expectativa na Europa: o ano novo chinês. Mas para este novo ano não se esperam grandes alterações às tendências que vêm acontecendo no que respeita às dinâmicas do mercado externo. Os EUA estão com valores recorde de exportação com China e México a serem os principais responsáveis por este resultado. Nas Américas o preço do porco também sobe mas ainda muito longe de tornar a Europa competitiva.
Resumindo, as tendências internacionais são para manter ainda por longos meses. EUA e Brasil a dar cartas nos mercados asiáticos e a Europa a ter de se aguentar com o mercado interno.
Agricultura e Mar