O boi de António Teixeira (Bagulhão, Salto) foi o grande vencedor do Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã ao derrotar o brioso animal de Carlos Barroso (Montalegre).
Trata-se de um evento organizado pela Associação Etnográfica “O Boi do Povo” e que contou, uma vez mais, com o patrocínio da Câmara Municipal de Montalegre e como, é da praxe, no dia da realização da Feira do Prémio.
Em luta estiveram 16 animais. Os duelos iniciaram-se segunda-feira, 25 de Abril, e terminaram no passado dia 11 de Agosto,
“Uma final curta, mas intensa perante centenas de pessoas que não quiseram perder este grande duelo no recinto de chegas de bois do Senhor da Piedade, Montalegre”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
Antes, na atribuição do terceiro e quarto lugares, o triunfo sorriu ao boi de João Poças (Corva, Salto) diante do animal, pertença a António Costa (Frades do Rio).
A raça Barrosã distingue-se das outras pela sua armadura considerável, que se projecta quase verticalmente e em forma de lira, assim como pelas suas formas harmoniosas e a carne de características organolépticas inigualáveis.
Embora deva o seu nome ao planalto do Barroso, iniciou a sua expansão no Minho, onde quase substituiu a Galega, chegando mesmo a povoar concelhos como a Maia e o Porto.
Conheça todos os resultados do Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã aqui.
Agricultura e Mar