Início / Featured / Biqueirão também já pode ser pescado à sexta-feira

Biqueirão também já pode ser pescado à sexta-feira

A DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, desde ontem, 8 de Agosto, passou também a ser permitida a pesca de biqueirão (Engraulis encrasicholus) à sexta-feira.

Explica aquela Direcção-Geral que “considerando a evolução das descargas efectuadas desde 1 de Julho último, considera-se poder ser autorizada a captura de biqueirão à sexta-feira”.

Assim, ouvidas as Organizações de Produtores representativas do cerco, a sub-directora-geral da DGRM, Isabel Ventura determina que “a pesca ao biqueirão é autorizada entre as 00:00 horas de segunda-feira e as 24:00 horas de sexta-feira”.

Descarrega de biqueirão apenas uma vez por dia

No entanto, em cada período de 24 horas a mesma embarcação não pode descarregar biqueirão mais que uma vez.

Por outro lado, não é permitido, em cada dia, descarregar e colocar à venda biqueirão, para além dos limites fixados no nº 3 da Portaria n.º 6-B/2019 a seguir indicados:

  • a) 4.500 kg para as embarcações com comprimento de fora a fora superior a 16 metros;
  • b) 2.250 kg para as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a 16 metros.

A DGRM

A DGRM tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o sector marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e actividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das actividades desenvolvidas nestes âmbitos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.