A Balam Agriculture e a Alltech — especialista em nutrição das plantas e dos animais — acabam de dar início ao projecto Balam Agriculture & Alltech – Planet of Plenty Partnership. O acordo de parceria foi assinado por Pedro Navarro, CCO da Balam Agriculture e José Miguel Bernad Blanch, director regional da Alltech para a Península Ibérica.
O objectivo deste novo projecto, abraçado por ambas as empresas, é reduzir a pegada de carbono tanto dos produtos como da cadeia de abastecimento da Balam, e acrescentar à sua “ampla gama de serviços inovadores a avaliação da pegada ecológica e apoio técnico às empresas, com vista a minimizar o impacto ambiental do sector agrícola”.
Estas acções incluirão programas de nutrição e planos de gestão especialmente adaptados às necessidades da Balam Agriculture, contando com o apoio dos técnicos especialistas da Alltech E-CO2, com a missão de promover programas de sustentabilidade para os agricultores e instituições governamentais, através da medição e redução das emissões associadas à produção agrícola, conseguido assim melhorar o estado físico e financeiro das explorações e reduzir o seu impacto ambiental.
Planet of Plenty
O Planet of Plenty é uma iniciativa da Alltech que reflecte o seu compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas e a sua visão para um planeta sustentável, através da colaboração e da inovação no sector agroalimentar. “Um planeta onde a história da agricultura e da pecuária é fundamental para o desenvolvimento das comunidades e dos ecossistemas”, realça a Alltech.
A Alltech E-CO2 é uma empresa de consultoria e software de eficiência agroambiental, líder de mercado e especializada em avaliações ambientais da pegada de carbono. A Alltech E-CO2, acreditada pelo Carbon Trust, foi pioneira no uso de ferramentas e avaliações ambientais e já realizou, até à data, mais de 6.000 avaliações na Europa e na Oceania com o seu software ONE Tool, licenciado a nível mundial.
Agricultura e Mar Actual