A Asfertglobal, multinacional portuguesa, com sede em Santarém, dedicada ao desenvolvimento e comercialização de biofertilizantes, bioestimulantes e soluções de bioprotecção, apresentou o seu Centro Biotecnológico — Kiplant LightHouse, na 15ª edição da Fruit Attraction, em Madrid, Espanha.
Seguindo o seu “compromisso de oferecer aos agricultores soluções biotecnológicas, inovadoras e promover uma agricultura mais sustentável e amiga do ambiente”, a Asfertglobal criou um Centro de Biotecnologia, equipado com “a mais avançada tecnologia”, refere um comunicado de imprensa da empresa.
Highlighting the pathway to digitization foi o mote que levou ao desenvolvimento e criação do Kiplant LightHouse, sustentado em três pilares fundamentais, a Natureza, o Conhecimento e a Tecnologia.
O Kiplant LightHouse é um Centro biotecnológico equipado com sistemas de inteligência artificial e robótica em interacção com a natureza e que permite o desenvolvimento e avaliação de eficácia de produtos protótipos “in vivo”.
Com este Centro Biotecnológico é possível obter modelos 3D integrando vários parâmetros relacionados com o desenvolvimento e fisiologia da planta, através da digitalização e utilização de Big Data para monitorização e tratamento de dados, acrescenta o mesmo comunicado. “Uma tecnologia inovadora que possibilita a selecção mais eficiente e rigorosa dos produtos mais eficazes do ponto de vista agronómico e sustentável”.
Esta foi a 11ª participação consecutiva da Asfertglobal na Fruit Attraction, onde a empresa portuguesa se destacou pela sua “forte dinâmica de crescimento, bem como pela sua capacidade de investigação e desenvolvimento de biotecnologias que, em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, continuará a trabalhar para reforçar o catálogo de produtos inovadores e sem resíduo”.
Asfertglobal
O principal foco da Asfertglobal é o desenvolvimento de biofertilizantes e soluções de biocontrolo com base no uso de microorganismos e de novas moléculas orgânicas originárias de fontes naturais, como parte das suas “soluções inovadoras e efectivas para a nutrição e protecção das plantas”.
As principais funções dos biofertilizantes são optimizar os recursos do solo, permitindo uma melhor absorção de nutrientes e o aumento do rendimento, resultando na redução da aplicação de fertilizantes à base de produtos químicos.
Com sede em Santarém, a Asfertglobal está actualmente presente em mais de 30 países, através de uma equipa comercial internacional no campo, que incluem Espanha, França, Grécia, Turquia, África do Sul e Estados Unidos.
Agricultura e Mar