O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, solicitou um financiamento específico para o Plano de Co-gestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), o reforço das competências da Comissão de Co-gestão e a criação da figura do Director do PNPG.
João Manuel Esteves assumiu a posição durante a sua intervenção, em representação da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, no Seminário “50 Anos de Áreas Protegidas em Portugal – Os Desafios do presente e as Metas”, da Ordem dos Biólogos, que decorreu na Assembleia da República.
O autarca, que também é presidente da Comissão de Co-gestão do PNPG, participou no painel sobre “Modelos de Gestão e Financiamento das Áreas Protegidas em Portugal”.
O autarca, ainda, referiu que “é necessário melhorar as condições de vida das populações do PNPG, investindo no conhecimento, inovação e valorização do património e dos produtos locais, promovendo uma gestão de proximidade e garantindo o equilíbrio entre as actividades humanas e a natureza”.
Neste seminário, também, intervieram o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, deputados dos vários partidos da Assembleia da República, a Directora Regional Norte do ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o representante do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e vários representantes das áreas protegidas, associações e peritos.
Agricultura e Mar