Início / Agenda / Mirandela junta mais de 80 organizações agrícolas “contra a incompetência de quem nos governa”

Mirandela junta mais de 80 organizações agrícolas “contra a incompetência de quem nos governa”

A cidade de Mirandela vai ser palco da primeira de uma série de manifestações de agricultores “contra a incompetência de quem nos governa”. A primeira grande onda de protesto está marcada para esta quinta-feira, 26 de Janeiro, com concentração marcada para as 10 horas em frente às instalações da Reginorde (recinto da feira de actividades económicas de Trás-os-Montes). De seguida, segue-se um desfile de tractores até à sede da Direcção Regional de Agricultura do Norte (DRAP Norte).

“A gestão pública da pasta da Agricultura tem a assinatura da incompetência, e é contra essa incompetência que nos manifestamos”

Segundo a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal esta acção mobiliza já mais de 80 organizações agrícolas da região Norte “contra a incompetência de quem nos governa” e convida todos os interessados a acompanharem o “desfile de dezenas de tractores e a comitiva de muitas centenas de manifestantes”.

De acordo com o secretário-geral da CAP, Luís Mira, as associações de agricultores e produtores regionais e locais com presença confirmada “estão a mobilizar os seus associados para aderirem a este protesto que, assim o desejamos, se possa transformar numa grande manifestação. A gestão pública da pasta da Agricultura tem a assinatura da incompetência, e é contra essa incompetência que nos manifestamos”.

“Estão 1.300 milhões de euros por executar do PDR 2014-2022. Todos os dias perdemos competitividade face a Espanha. Os agricultores estão a passar dificuldades e o Governo abandona o território, extingue as Direcções Regionais de Agricultura e faz anúncios atrás de anúncios que não cumpre. Não tem que ser assim. Não pode ser assim”, salienta Luís Mira, acrescentando que “É contra a incompetência que nos manifestamos e em Mirandela iremos mostrar uma grande mobilização e dar visibilidade ao nosso profundo descontentamento com a gestão da pasta da Agricultura e dos temas do Mundo Rural”.

Programa da manifestação

10h00 – 10h30

Concentração em frente à Reginorde (Av. 25 de Abril)

10h30 – 10h45

Início da marcha para a DRAP Norte

11h15 – 11h30

Chegada ao local dos protestos (frente à Direcção Regional de Agricultura do Norte)

11h30 – 12h15

Intervenções dos dirigentes da CAP

  • Abertura – Secretário-Geral da CAP
  • Encerramento – Presidente da CAP

12h45

Encerramento dos protestos

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias de novilhas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.