Início / Agricultura / Aproveitamento Hidroagrícola do Mira. Ministério da Agricultura vai apoiar renovação de aldeias em Odemira e Aljezur

Aproveitamento Hidroagrícola do Mira. Ministério da Agricultura vai apoiar renovação de aldeias em Odemira e Aljezur

O Governo aprovou hoje, 13 de Maio, em Conselho de Ministros, a resolução que adapta o regime especial e transitório aplicável ao Aproveitamento Hidroagrícola do Mira. Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Ministério da Agricultura vão colaborar com as autarquias no apoio à renovação de aldeias e recuperação de edificado no interior do território dos municípios de Odemira e Aljezur.

Explica o comunicado do Conselho de Ministros que após um período de aplicação do regime estabelecido pela RCM n.º 179/2019, de 24 de Outubro, que veio “permitir a instalação de alojamentos temporários na condição de garantirem melhores condições de habitação aos trabalhadores sazonais nas explorações agrícolas” daquela área, constatou-se “serem necessários ajustes, com vista a garantir a efectiva implementação da solução adoptada em 2019, nomeadamente ao nível da simplificação procedimental e da clarificação de obrigações”.

O Governo esclarece que cada exploração agrícola “tem a obrigação de disponibilizar aos seus trabalhadores sazonais alojamento temporário digno, em instalações de alojamento temporário amovíveis”, e clarifica as obrigações das empresas detentoras de explorações agrícolas, nomeadamente em matéria de protecção da saúde e das condições dos trabalhadores e de garantia das condições mínimas de habitação para os trabalhadores, bem como de garantia de saúde pública.

Apoio do Ministério da Agricultura

Com vista à resolução do problema de escassez de habitação, o Governo determina que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana colabora com os municípios nas tarefas necessárias à promoção do Programa 1.º Direito, designadamente na elaboração das suas estratégias locais de habitação, bem como o Ministério da Agricultura, em articulação com os municípios, prepara o enquadramento do apoio à renovação de aldeias e recuperação de edificado no interior do território dos municípios de Odemira e Aljezur, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

No âmbito da fiscalização das condições de habitabilidade dos alojamentos existentes na região, O Executivo determina que a Autoridade Tributária e Aduaneira fiscaliza o cumprimento das obrigações fiscais relativamente aos contratos de arrendamento e subarrendamento para fins habitacionais e que as entidades da Administração Central com presença na área do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira colaboram com os municípios no cumprimento das suas obrigações de fiscalização da ocupação de edifícios e suas fracções autónomas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.