O Fundo Ambiental tem disponível um milhão de euros para apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022, em todo o território continental. As candidaturas estão abertas até às 18 horas de 30 de Novembro.
Segundo o Anúncio de Abertura de Procedimento Concursal n.º 2022-4030-01, pretende-se com este apoio promover o ordenamento e a gestão dos terrenos inseridos em zonas de caça, pressupondo a realização de investimentos de melhoria do habitat tais como instalação de campos de alimentação, comedouros, bebedouros, cercas, limpezas de matos, entre outros.
Isto “com vista a fomentar os efectivos das populações cinegéticas, sendo que também estas acções contribuem para a conservação de espécies com estatuto de conservação desfavorável, tais como o lobo, o lince e algumas rapinas, ao aumentar as possíveis espécies-presa, através das medidas de ordenamento e melhoria do habitat, bem como de eventuais acções de repovoamento”.
Podem beneficiar deste regime de apoios:
- Entidades gestoras de Zonas de Caça Associativa (ZCA);
- Entidades gestoras de Zona de Caça Municipal (ZCM);
- Entidades gestoras de Zona de Caça Turística (ZCT).
A formalização da candidatura é realizada pelo proponente, através da submissão na plataforma electrónica de candidaturas do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (aqui) e preenchimento de formulário próprio disponibilizado para o efeito na plataforma.
Para qualquer esclarecimento pode contactar o ICNF através do email ffp.cinegetica@icnf.pt.
Documentos:
- Anúncio de abertura de procedimento concursal;
- Cartaz/Painel de publicitação do apoio financeiro;
- Manual do Utilizador Externo – Registo e Autenticação.
Agricultura e Mar