O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que está concluído o processo referente ao apoio a “pequenos investimentos na exploração agrícola: renovação do parque de tractores agrícolas”, com a aprovação de mais de 2.500 candidaturas, distribuídas por 54 avisos abertos, os quais abrangeram todo o território continental de Portugal.
Com um procedimento “simplificado e mais automatizado” no que respeita ao acesso aos Fundos Europeus para a Agricultura, o sector vai investir mais de 80 milhões de euros, contando com um apoio, oriundo do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), no montante de 40,4 milhões de euros, avança o Ministério em comunicado de imprensa.
Para a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, “além de estarmos a falar de mais um passo em direcção a um sector mais eficiente e sustentável, este é também um contributo fundamental no combate aos números da sinistralidade que ainda se registam na agricultura – questão que este Governo sempre teve como prioritária. Assim sendo e porque queremos que estas soluções estejam ao alcance de todas e de todos, a simplificação dos processos é um factor decisivo”.
“E, não esqueçamos, estamos ainda perante em contributo efectivo para mitigar os efeitos das sucessivas crises que os agricultores têm enfrentado. Um parque de máquinas mais eficiente representa menos custos de produção e maior protecção dos recursos e do ambiente”, acrescenta Maria do Céu Antunes.
Este é um investimento que vai permitir a substituição de mais de 2.500 tractores, com uma idade média de 38 anos, por equipamentos mais eficientes e seguros, energeticamente mais sustentáveis e adaptados “às actuais exigências de um sector agrícola moderno e competitivo, em que o acesso à inovação tem de estar democratizado. Falamos de um caminho a ser consolidado até à execução plena do PDR 2020 e que constituirá um impulso na implementação dos investimentos do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC 23.27). Estamos a preparar o futuro”, sublinha a ministra da Agricultura.
Agricultura e Mar