A Lista Variedades Recomendadas (LVR) conta já com 5 anos de ensaios e trata-se de um apoio à decisão das sementeiras. A LVR de Trigo Mole foi ontem, 25 de Outubro publicada.
Trata-se de um projecto desenvolvido em parceria pela ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IPBeja/ESA, Ceres, Germen e Cerealis.
Este projecto teve como objectivos, seleccionar variedades com elevado potencial tecnológico e adaptadas aos condicionalismos do clima em Portugal; recomendar variedades e práticas culturais adequadas, baseadas em informação independente, com o objectivo de contribuir para que se consigam maiores produtividades por área.
Por outro lado, pretende fomentar a concentração da produção de trigo num menor número de variedades com vista à obtenção de lotes mais homogéneos e de maior dimensão, de acordo com as necessidades da indústria, e contribuir para que a produção consiga apostar cada vez mais em produtos em que seja possível a sua diferenciação e valorização.
Lista Variedades Recomendadas
As classificações obtidas resultam das avaliações realizadas nos 3 últimos anos agrícolas (2017/18, 2016/17 e 2015/16).
Trigos melhoradores: Antequera; Galera; Valbona.
Trigos semi-correctores: Azul; Nogal; Paiva (em processo de concessão); Roxo.
Variedades em avaliação
Variedades sujeitas a 1 ou 2 anos de ensaios e que carecem de confirmação do valor agronómico e qualidade tecnológica.
2 anos de ensaios: Matanza e Rebelde
1 ano de ensaios: Acorazado, Alondra, Avelino, Bisanzio, Bolonha, Ingenio, TE1518
Avaliações e Análises
As avaliações fenológicas e agronómicas foram da responsabilidade do INIAV-Elvas e do IPBeja/ESA.
As avaliações de qualidade tecnológica estiveram a cargo das empresas Ceres, Cerealis, Germen, INIAV-Elvas e IPBeja/ESA.
Agricultura e Mar Actual